Airboy é um herói aviador fictício de uma série de quadrinhos norte-americana publicada inicialmente pela Hillman Periodicals durante o período da Segunda Guerra Mundial que os fãs e historiadores chamam de Era de Ouro dos quadrinhos. O personagem foi criado pelos escritores Charles Biro e Dick Wood e pelo artista Al Camy.
Com os quadrinhos de guerra perdendo espaço entre os leitores, o personagem desapareceu das publicações até um renascimento dos anos 1980 sob os cuidados de Chuck Dixon, que escreveu novas aventuras para o personagem com uma duração de vários anos. Depois deste período, ele voltou a aparecer intermitentemente sob a supervisão de várias editoras diferentes que, às vezes, apenas atualizavam as mesmas histórias para que fossem mais apetecíveis para os dias atuais.
A Trajetória do Personagem: Biografia
O primeiro Airboy foi David (“Davy”) Nelson II, filho de um piloto experiente e, apesar de jovem, ele próprio era um excelente piloto. Seu amigo, inventor e frade franciscano, Irmão Francis Martier, havia criado um protótipo de aeronave altamente manobrável que voava batendo as asas, como um pássaro. Martier, no entanto, foi morto durante o teste da aeronave, e Davy herdou o avião e um uniforme, que aparentemente estava na família de Martier desde a Revolução Francesa. Davy logo foi batizou de “Airboy”, e em seu novo avião aparentemente senciente, chamado “Birdie”, ajudou os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Airboy confrontou estranhos antagonistas como ratos inteligentes, o misterioso Miséria — cujo Airtomb (“tuma aérea”) aprisionava as almas de pilotos mortos — e seu sensua inimiga nazista, Valquíria, uma aviadora alemã que mais tarde se tornaria seu aliada. Ele também enfrentou um vilão recorrente, o ocultista Zzed.
Após a conclusão da Segunda Guerra Mundial, David Nelson II continuou a trabalhar como piloto autônomo e mercenário por algum tempo, mas acabou se aposentando do voo de combate e guardou Birdie em um celeiro fora de sua propriedade na Califórnia. Ele teve um filho, a quem chamou de David Nelson III, e fundou uma empresa de fabricação de aeronaves, por meio da qual ficou muito rico. Em meados da década de 1980, David Nelson II foi assassinado por mercenários da nação sul-americana de Bogantilla. Quando David Nelson III descobriu que seu pai havia sido assassinado, começou a investigar as circunstâncias que levaram à morte de seu pai. Ele logo descobriu o avião e o uniforme desativados de seu pai e se juntou a vários dos caças aéreos sobreviventes para enfrentar muitos dos mesmos inimigos de David Nelson II, bem como ditadores sul-americanos, soviéticos, piratas e criminosos corporativos.