Quadrinhos Italianos

Shanghai Devil

Em 2024

Shanghai Devil é uma série em quadrinhos escrita por Gianfranco Manfredi e publicada na Itália pela Sergio Bonelli Editore e representa a sequência direta de Face Oculta, outra série criada por Manfredi e publicada pela Bonelli.

Depois das aventuras contadas em Face Oculta, Ugo Pastore reencontra seu pai, Enea, na China, e acaba envolvido no conflito da Rebelião dos Boxers. Ugo tem consigo a máscara prateada de Face Oculta e é forçado a usá-la para proteger sua identidade, tornando-se asim, para a imprensa britânica, “Shanghai Devil” (O Demônio de Shanghai).

 
Em sua série original italiana, publicada entre outubro de 2011 e março de 2013, Shanghai Devil teve 18 edições que serão compiladas em 4 volumes pela Red Dragon.
 
O mundo de Shanghai Devil
Shanghai, China, 1897, é um dos portos marítimos mais importantes do Extremo Oriente, onde os interesses das empresas comerciais internacionais se entrelaçam. É aqui que encontramos Ugo Pastore, o protagonista dessa minissérie e também o “herdeiro” da máscara prateada que pertencia a Face Oculta. 
 
Um local particularmente interessante e um período histórico que foram bem escolhidos por Gianfranco Manfredi para contar sua nova saga: no fim dos anos de 1800, Shanghai já era um dos principais portos asiáticos, um local onde as culturas ocidentais e orientais se encontravam e onde, às vezes, se chocavam, devido às diferentes tradições e costumes e, principalmente, aos negócios – legais ou não – das muitas empresas que lutavam por uma posição dominante no comércio de especiarias e tecidos, bem como no comércio de produtos menos “nobres”. 
 
Alguns anos depois, chegando ao clímax em 1900, os Boxers, rebeldes independentes que lutavam com as mãos nuas, seguindo os ensinamentos das antigas escolas de artes marciais, atacaram as potências estrangeiras que se firmaram nas principais cidades e estavam expandindo cada vez mais suas propriedades comerciais. A princípio, a revolta foi dirigida contra as missões cristãs, mas logo fica claro que havia metas mais ambiciosas, ameaçando a própria fundação do Império, já devastado pela crise econômica e duras lutas dinásticas. É nesse cenário que, aparentemente do nada, um estranho herói mascarado com sua arma entra em cena. Os britânicos o chamam de Shanghai Devil e o veem como um de seus mais severos inimigos. 
 
A máscara de prata do Shanghai Devil esconde ninguém menos que o jovem romano, Ugo Pastore, que, diante de muitas injustiças, tenta corrigir as coisas.
FICHA TÉCNICA:
Shanghai Devil  vol. 2
ISBN 
Compila do 5 ao 8 da série italiana
Criador / escritor: Gianfranco Manfredi
Ilustradores: Nespolino, Perovic, Barbati, Della Monica
Capa: Corrado Mastantuono
Editor / tradutor: Alex Magnos
Gênero: Ação/aventura, ficção histórica
País de origem: Itália
Data de Publicação: 2022
Formato: Fumetto, P&B, 396 páginas
Tipo: série em 5 volumes.

Edições Anteriores

Conheça o autor

Gianfranco Manfredi

Nasceu em Senigallia (Ancona) e vive em Milão, onde se formou em História da Filosofia.

Em 1978, publicou um ensaio intitulado “L’amore e gli amori in J. J. Rousseau” (Mazzotta, 1978), enquanto sua estréia na literatura de ficção foi com “Magia Rossa” (Feltrinelli, 1983 / 2ª edição, 2007, Gargoyle Books). Feltrinelli publicou seus seguintes romances “Cromantica” (1985), “Ultimi vampiri” (1987) e “Trainspotter” (1989). Seus trabalhos subsequentes foram “Il peggio deve venire” (Mondadori, 1991) e “La fuga del cavallo morto” (Anabasi, 1993); mais recentemente, “Una fortuna d’annata” (2000), “Il Piccolo Diavolo Nero” (2001) e “Nelle tenebre mi apparve Gesù” (2005) foram publicados por Marco Tropea, enquanto para Gárgula ele escreveu “Ho freddo”(2008) e”Tecniche di resurrezione”(2010).

Autor multimídia, Gianfranco Manfredi também escreveu mais de 300 músicas, muitos roteiros de filmes e TV e ensaios de crítica musical. Sua estreia nos quadrinhos foi com a criação, para a editora Dardo, de “Gordon Link”, um caçador de fantasmas irônico (1991). Manfredi trabalha com a Sergio Bonelli Editore desde 1994, escrevendo roteiros para Dylan Dog e Nick Raider. Em 1997, ele escreveu para Bonelli a série Western Magico Vento, que apresenta horror e elementos mágicos. Em 2005, Manfredi estreou como escritor de Tex, com o episódio “La pista degli agguati” (Maxi Tex, 2005). Após o sucesso de Volto Nascosto (Face Oculta), uma emocionante graphic novel dividida em 14 episódios, publicada a partir de outubro de 2007, foi a vez da sequência, Shanghai Devil, com 18 episódios, que estreou na Itália em outubro de 2011, e agora chega ao Brasil.

Novidades na Loja

×