Quadrinhos Italianos
Mister No
Capa: Roberto Diso
Preview
Edições Anteriores
Conheça do criador
SERGIO BONELLI
Guido Nolitta: o criador de Mister No.
Mister No foi criado em 1975 por GUIDO NOLITTA, pseudônimo de SERGIO BONELLI. O autor foi inspirado a criar o personagem por suas experiências de viagem, pois estava “apaixonado” pelo Brasil e possuía um profundo conhecimento da floresta amazônica e do Saara. Bonelli disse que a figura de Mister No lembra o Capitão Vega, o piloto de um avião de turismo que ele conheceu pessoalmente durante suas viagens ao redor do mundo. Esse toque pessoal também explica o realismo que caracteriza a série: os lugares visitados por Mister No, assim como muitos dos personagens que Mister No conhece e alguns dos episódios em que ele aparece, desenham suas origens diretamente da experiência do autor.
Nascido em Milão, em 2 de dezembro de 1932, Sergio é filho de Gian Luig Bonelli, o homem que criou Tex Willer e muitos outros heróis das histórias em quadrinhos italianas. Para se distinguir de seu pai, Sergio preferiu assinar seus roteiros com o pseudônimo Guido Nolitta. A estréia de Sergio Bonelli como autor de textos ocorreu em 1957, quando ele traduziu a série espanhola “Verdugo Ranch” para o italiano e também escreveu o episódio final, ilustrado por Franco Bignotti. Bignotti também desenvolveu visual do primeiro personagem concebido por Nolitta: “Un ragazzo nel Far West”, datado de 1958. No mesmo período, Nolitta também escreveu alguns episódios de “Il Piccolo Ranger” e em 1960 compôs “Il Giudice Bean”, uma brilhante série composta por apenas seis episódios ilustrados por Sergio Tarquinio. A associação com Tarquinio também foi renovada para “Il ribelle”, um conto criado no mesmo ano.
Mas 1960 também foi o ano do encontro entre Sergio Bonelli e o ilustrador Gallieno Ferri: Bonelli e Ferri decidiram se engajar em atividades conjuntas, que antecederam a criação, em 1961, de Zagor, uma série na qual quase todas as histórias eram compostas por Nolitta até 1980. Em 1975, Bonelli criou o Mister No, um piloto de Piper a meio caminho entre um andarilho e um aventureiro, no cenário da América do Sul nos anos cinquenta. Em 1977, ele compôs um roteiro para Aurelio Galleppini intitulado “L’uomo del Texas” e, ao mesmo tempo, começou a confiar anonimamente a Galep e outros ilustradores algumas de suas histórias para Tex. Em 1985, ele assinou a aventura final da saga “The Little Ranger” e, em 1990, lançou a minissérie “River Bill”, com arte de Francesco Gamba.
Novidades na Loja