Por Crom! Descubra uma sombria história de Conan por Robert E. Howard adaptada para quadrinhos!
A história Povo das Trevas (escrito por Robert E. Howard em outubro de 1931) é, em muitos aspectos, uma sequência direta da história Os Filhos da Noite, um conto com elementos inspirados em Lovecraft, escrito por Howard no ano anterior, embora nada pareça conectar os dois textos à primeira vista. No entanto, ambas as histórias partilham uma construção idêntica: uma primeira e uma terceira parte ambientadas na era moderna, separadas por um segmento central embutido ocorrendo séculos antes, bem como tendo ambas as histórias interligadas pelo tema da reencarnação, que estava irrompendo cada vez mais na obra Howardiana. Além desse aspecto, não podemos deixar de ressaltar o elemento sobrenatural presente com as figuras enigmáticas que também ligam ambas as histórias.
A história Povo das Trevas sem dúvida nenhuma deve muito aos calorosos debates entre Howard e Lovecraft em sua extensa correspondência. Embora ambos os homens tenham tomado consciência do fascínio do primeiro pelas tribos bárbaras e diante ao amor imoderado do segundo pela Roma antiga, Howard escreveu a seguinte frase pouco antes de compor a história de Povo das Trevas: “Não se preocupe com a minha desconfiança instintiva em relação a Roma! Embora seja certo que nesta vida ou numa anterior desenvolvi uma antipatia pessoal muito forte por tudo o que se relaciona com o Império Romano, não nutro nenhuma animosidade por aqueles para quem acontece o oposto. […] Eu acrescentaria até que não me importaria de ser um mercenário britânico ou gótico no exército romano no final do Império, onde era fácil subornar políticos corruptos e assim acumular rapidamente grandes riquezas.”
Esse desejo de ter sido um bárbaro dos primeiros séculos da nossa era, Howard irá, portanto, realizá-lo algumas semanas depois ao escrever esta história. Povo das Trevas tem a particularidade de ser uma história escrita na primeira pessoa, mas em duas vozes, visto que se trata de reencarnação. A trama é aparentemente simples: John O’Brien vai até os arredores da Caverna de Dagon com a firme intenção de matar Richard Brent, seu rival, uma vez que durante meses, Eleanor Bland não soube qual escolher entre os dois homens que nutriam um forte interesse por ela. E o amor violento que O’Brien sente pela jovem só é igualado ao ódio excessivo que sente por Brent.
Extraído do posfácio de
Patrice Louinet
para esta adaptação