Algumas semanas atrás nessa coluna eu apresentei brevemente o quadrinista Wilson Vieira e sua trajetória nos quadrinhos. Hoje chegou o momento de mergulhar um pouco mais fundo em um dos títulos mais recentes lançados pela Red Dragon: O Ceifeiro e Outras Histórias.
 

Esta revista é uma antologia que reúne 12 contos com duas a oito páginas cada, roteirizados por Wilson Vieira e ilustrados por vários artistas. Todas as histórias já foram publicadas e contam um pouco sobre sua carreira, mas dentre eles temos um que merece atenção especial: Censurado. Sim, nessa antologia a Red Dragon recuperou a história que o autor fez com Aloisio de Castro em 1985 para a icônica revista de terror Calafrio.

Obviamente não irei comentar cada um dos contos reunidos nessa revista, isso cabe ao leitor descobrir, mas vale pontuar alguns deles e explanar que todos eles têm uma inspiração bastante pautada numa mistura de gêneros narrativos que tem o horror como ponto focal. E assim, com um tipo de escrita mais literário e verborrágico, o leitor é enviado para situações limite com ambientações definitivas.
 
Assim, encontramos nesta edição onde encontramos narrativas das quais a ficção científica divide espaço com o western, cenários contemporâneos urbanos e gângster estadunidenses da grande depressão. E não espere encontrar como antagonista algo padrão e clichê em cada um dos cenários, o leitor é sempre desafiado ao desconhecido e lançado em meio a momentos de perigo iminente que nos provocam e deixam com vontade de saber o que acontece a seguir (pelo menos naquelas histórias que os personagens sobrevivem).
E embora a editora tenha colocado o conto Censurado mais para o meio da edição, vale a pena começar meus comentários por essa história. Antes de tudo é interessante ressaltar o valor de resgate histórico “combo” não se restringindo apenas ao autor Wilson Vieira, mas para o desenhista Aloísio de Castro e até mesmo à lembrança da revista Calafrio, onde a história foi originalmente publicada.
 

Além disso, este é um roteiro bastante representativo do período, ou ao menos a manifestação de uma cicatriz ainda aberta ao criticar o fantasma da ditadura que ainda assombrava a todos, mesmo alguns anos depois de seu término. E desta forma ele brinca com a hipocrisia da função de censor, que impede o livre trabalho do artista com justificativas vazias, enquanto ele mesmo pratica violências reais na sociedade.

Além de Censurado eu gostaria de chamar a atenção também para Evolution, este tem arte de Fred Macedo e mostra como uma exploração espacial pode tanto ser mortal como representar a chave para a transformação de uma espécie. Ou Extorsão, desenhado por Daniel Brandão na qual apresenta uma história alternativa de Al Capone, uma mistura de terror com humor no melhor estilo Contos da Cripta.
0
    0
    Seu Carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar para a loja