Naruto e a
Mitologia Oriental
Em ‘Naruto e a Mitologia Oriental’, deparamos com inusitada evocação da arte, nem sempre merecidamente dignificada, encontrada nas páginas de um dos mangás de maior circulação. Com referência a tal veículo de divulgação de massa, o autor evidencia a riqueza cultural, simultaneamente oculta e explícita, da narrativa de Masashi Kishimoto e revela, assim, a arte na sequencialidade.
A arte de Kishimoto, além de instigante, é suportada por vastas referências à cultura oriental e apresenta, ainda, um universo singular e verossímil, distante da mera alegoria. Heráclito Pinheiro empresta seus dotes ensaísticos precisamente ao desvelamento do fundamento cultural e histórico articulado nas numerosas páginas do mangá. Religião, mitologia, artes marciais, medicina chinesa e variados outros temas se interpenetram suportados pela vasta erudição denotada pelo autor. Seu trabalho não se restringe, contudo, à elucidação de tais fontes, pois avança e fornece pontos de vista bem fundamentados a respeito da mitologia própria do universo de Naruto.
Ao longo dos capítulos, Heráclito Pinheiro apresenta a proposta do mangá, discorre a respeito de cinco personagens — Naruto, Neji, Gaara, Rock Lee e Sasuke – e ainda desenvolve o tema do caminho ninja. É possível empreender verdadeira jornada ao oriente e se aproximar das significações da saga e do difícil labor da gênese de uma narrativa de fantasia.
FICHA TÉCNICA:
Heráclito Pinheiro
ISBN 978-65-89662-36-5
Gênero: mitologia e foclore japonês, cultura pop
Data da Publicação: janeiro, 2023.
País de origem: Brasil
Selo editorial: Red Dragon Books
Formato: 14x21cm
Interior: pólen 80g
Páginas: 128
Lançamentos na Loja